Pesquisar
Close this search box.

As Minas da Panasqueira

As Minas da Panasqueira situam-se entre o Cabeço do Pião e a aldeia da Panasqueira na Beira Baixa.

São famosas pela produção de volfrâmio e estanho, mas também pela variedade e qualidade dos minerais que atraem colecionadores de todo o mundo.

A história das Minas da Panasqueira

As minas passaram por várias fases de exploração, com diferentes empresas e proprietários, e foram palco de importantes acontecimentos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, em que o volfrâmio foi muito procurado pelos países beligerantes.

As minas também tiveram um grande impacto social e económico na região, gerando emprego e riqueza para milhares de trabalhadores e famílias. 

No auge da produção, na década de 1940, as minas tinham cerca de 10.000 trabalhadores. Empregam atualmente cerca de 300 pessoas e produzem cerca de 100 toneladas de concentrado de volframite por mês.

A geologia das minas

As Minas da Panasqueira estão inseridas numa complexa zona geológica, que resulta da interação entre o maciço granítico da Serra da Estrela e as rochas metamórficas do complexo xisto-grisalho. 

Aqui formaram-se veios de quartzo com sulfetos metálicos, que constituem o depósito mineral das minas.
Os veios têm uma morfologia variável, que pode ser plana, curva ou ramificada, e uma espessura que varia entre alguns centímetros e vários metros. 

Os veios contêm vários minerais, os mais importantes dos quais é volframite, cassiterita e pirite. 

Além destes, existem também outros minerais menos abundantes, mas muito apreciados pelos colecionadores, como a apatita, a fluorita, a mica ou o berilo.

Mineração de Minas da Panasqueira

A exploração é feita por galerias subterrâneas que se estendem por vários quilómetros e níveis de profundidade. 

O minério extraído é transportado para a superfície e em seguida, enviado para a lavadeira, onde é triturado, moído e concentrado por processos físicos.

O concentrado obtido é posteriormente embalado e exportado para vários países, onde é utilizado em vários tipos de Indústria.

Património das minas

As Minas da Panasqueira são um património único do ponto de vista mineiro, geológico e paisagístico. 

Têm uma grande importância científica e didática, pois permitem estudar a formação e evolução dos lodos mineralizados, bem como a diversidade e beleza dos minerais que os compõem.

Também tem grande valor histórico e cultural, pois testemunham o trabalho árduo e a vida das comunidades mineiras que marcaram a identidade da região. 

Ainda hoje se encontram vários vestígios da infraestrutura e equipamentos utilizados ao longo dos anos na mineração.

Também têm um forte impacto visual na paisagem circundante, pois criaram enormes montes que se assemelham a montanhas artificiais. 

Estas escombreiras, apesar de serem o resultado de uma atividade poluente, têm também uma certa beleza e atração, pois contrastam com a vegetação e o relevo natural.

A valorização das minas

As Minas da Panasqueira são um recurso turístico com um grande potencial de valorização e dinamização. 

Está em curso um projeto denominado “Rota do Wolfram e do Estanho – História e Memória das Comunidades Mineiras”, que visa criar rotas e requalificar espaços associados às minas para fins interpretativos e educativos.

Um dos espaços a requalificar é a Lavaria do Cabeço do Pião, uma impressionante estrutura que servia para lavar o minério e que está abandonada desde 1985. 

Outro espaço é o Museu Mineiro, instalado num antigo depósito de combustível que imita um gasómetro, onde estão expostos vários objetos relacionados com a história e atividade das minas.

Está prevista a abertura de algumas galerias subterrâneas, onde os visitantes poderão observar de perto os depósitos mineralizados e os métodos de extração utilizados.

O projeto visa preservar e divulgar o património mineiro das Minas da Panasqueira, bem como sensibilizar para a sua importância e sustentabilidade.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.