Pesquisar
Close this search box.

Infante Dom Henrique

Infante Dom Henrique

O Infante Dom Henrique foi um dos principais responsáveis pelo início da era dos descobrimentos, que levou os portugueses a explorar novos territórios e a estabelecer relações comerciais e culturais com outros povos.

O Infante Dom Henrique nasceu no Porto a 4 de março de 1394, filho do rei D. João I de Portugal e da rainha Dona Filipa de Lencastre. 

Recebeu uma educação de estilo inglês, com formação política, militar e literária. Desde cedo demonstrou interesse pelas questões marítimas e pela expansão ultramarina portuguesa.

O início de Portugal Ultramarino

Participou na conquista de Ceuta em agosto de 1415,tendo sido condecorado cavaleiro. Esta foi a primeira campanha militar portuguesa fora da Europa e marcou o início da expansão marítima. 

Entretanto, regressado a Portugal, recebeu os títulos de Senhor da Covilhã e Duque de Viseu.
No ano seguinte, empreendeu uma expedição às Ilhas Canárias e foi responsável pela defesa de Ceuta durante três meses. 

Nomeado administrador da Ordem de Cristo em 1418 e com a sua grande fortuna patrocinou muitas das viagens e descobertas além-mar.


No ano de 1419, foi nomeado governador do Algarve e estabeleceu-se na vila de Sagres, com o intuito de reunir cartógrafos, matemáticos e especialistas na arte da navegação. 

Sagres tornou-se o centro do conhecimento náutico na Europa, onde construiram um observatório astronómico, o primeiro conhecido na Europa, e um arsenal naval.

Além disso, incentivou o aperfeiçoamento do astrolábio, um instrumento de origem árabe que ajudou os navegadores a guiarem-se pelas estrelas, além de novas técnicas de construção naval.

Foi de Sagres que partiram as expedições que descobriram as ilhas da Madeira, Açores, Cabo Verde e Guiné. O Infante Dom Henrique pretendia encontrar acesso às riquezas da Índia, abrir novos mercados para os produtos portugueses e estabelecer uma aliança com o lendário reino cristão do Preste João em África.

Infante Dom Henrique, o legado

Infelizmente, o Infante Dom Henrique faleceu em Sagres a 13 de novembro de 1460, sem ver realizado o seu sonho. Ainda assim, deixou um legado fundamental para a continuação das viagens marítimas portuguesas, que culminaram com a chegada à Índia por Vasco da Gama, em 1498, e ao Brasil, por Pedro Álvares Cabral, em 1500.

Considerado uma das maiores figuras da história portuguesa. É popularmente conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador. 

Encontra-se atualmente sepultado no Mosteiro Da Batalha.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.