Pesquisar
Close this search box.

Castelo Novo

Castelo Novo é uma das 12 aldeias históricas de Portugal, localizada na Beira Baixa. Esta aldeia, que remonta ao século XIII, atualmente preserva um rico património arquitetónico e cultural, que atesta a sua importância ao longo dos tempos.


Vamos conhecer um pouco da história, monumentos e tradições de Castelo Novo, uma vila que se destaca pela sua beleza natural e pelo seu encanto medieval.

História de Castelo Novo

Começou por ser doada à Ordem dos Cavaleiros Templários Portugueses, com o propósito de promover o povoamento e assegurar a posse dos domínios, conquistados aos muçulmanos no século XIII.


O primeiro foral foi concedido por Dom Dinis em 1296, mas foi com Dom Manuel I, já no século XVI, que a vila recebeu um novo foral e uma significativa intervenção arquitetónica.

Mandou reconstruir o castelo e construir vários edifícios públicos e religiosos, que ainda hoje podem ser admirados.

A estrutura urbana de Castelo Novo é caracteristicamente medieval, com ruas estreitas e sinuosas, casas de granito e escadas públicas. 

A aldeia desenvolveu-se em torno do castelo, que se eleva a 650 metros de altitude, num ponto estratégico da Serra da Gardunha.

Monumentos em Castelo Novo

Castelo Novo possui um conjunto notável de monumentos, que refletem a sua história e a sua identidade. Alguns dos mais emblemáticos são:

O Castelo, mandado construir pelos Templários no século XIII. Foi remodelado por D. Manuel I no século XVI. Tem uma planta quadrangular com quatro torres cilíndricas nos vértices bem como uma torre de menagem no centro, do seu interior destaca-se a cisterna gótica e a capela de Nossa Senhora da Graça.

O Pelourinho, situado no Largo do Pelourinho, é um símbolo da autonomia administrativa e judicial da vila. É um exemplar manuelino, com uma coluna octogonal sobre uma base quadrangular e um capitel decorado com esferas armilares e escudos reais.

A Casa da Câmara e da Cadeia, também no Largo do Pelourinho, é um edifício manuelino que serviu de sede do poder local e prisão. Tem uma fachada com três janelas geminadas e uma porta com arco ogival. No interior há uma sala de estar com um teto de madeira e uma lareira monumental.

O Chafariz D. João V, datado do século XVIII, é um monumento barroco que se destaca pela sua monumentalidade e pela sua decoração escultórica. Tem uma estrutura em forma de U, com três tanques para recolher a água que brota de três bicas em forma de cabeças de leão. Ao centro ergue-se um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ladeado por duas colunas salomónicas.

A Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Graça, datada do século XVI, com características renascentistas e maneiristas. Tem uma fachada simples com um portal arqueado rebaixado e um óculo circular. No seu interior destaca-se o retábulo-mor em talha dourada e o teto dos cofres pintados.

Como visitar?

Castelo Novo é uma aldeia que merece certamente uma longa visita, para apreciar o seu património e o seu ambiente, para visitar a aldeia, pode optar por:


Automóvel, Castelo Novo fica a cerca de 260 km de Lisboa e a 300 km do Porto. Pode apanhar a A1 até à saída para a A23, em direção a Torres Novas/Castelo Branco. Depois, siga a saída 23 para a N18, em direção a Fundão/Castelo Novo. A aldeia fica a cerca de 10 km do Fundão.


Comboio, Castelo Novo não tem estação de comboio, mas pode apanhar um comboio até ao Fundão, que fica na linha da Beira Baixa, posteriormente pode apanhar um táxi ou um autocarro até à aldeia.


De maneira idêntica, pode apanhar um autocarro até ao Fundão, com ligações regulares com Lisboa, Porto e outras cidades, depois, apanhar um táxi ou um autocarro até à aldeia.


Atualmente Castelo Novo oferece algumas opções de alojamento, que vão desde o turismo rural ao turismo de habitação.


Castelo Novo é uma aldeia histórica que encanta pela sua beleza e pelo seu património. Visitar esta aldeia é fazer uma viagem no tempo e descobrir as suas histórias e as suas tradições. 

Se procura um destino diferente e autêntico, Castelo Novo é uma excelente opção.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.