Pesquisar
Close this search box.

Castelo de Guimarães

O Castelo de Guimarães é uma das mais importantes fortificações medievais de Portugal, situada na cidade de Guimarães, berço da nacionalidade portuguesa.

Construído no século X por ordem da Condessa Mumadona Dias, para proteger a população e os mosteiros da região dos ataques dos muçulmanos e dos normandos.

Dessa forma foi palco de importantes acontecimentos históricos, como o nascimento de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, em 1111

A batalha de São Mamede, em 1128, que marcou o início da independência de Portugal face ao Reino de Leão.

Também foi palco de outros episódios importantes da história portuguesa, como o cerco do Mestre de Avis em 1384, durante a crise dinástica de 1383-85.

Castelo de Guimarães alterações e ampliações

Ao longo dos séculos, o castelo sofreu várias reformas e ampliações, adquirindo a sua forma atual no século XIII.

Apresenta uma planta quadrangular irregular, com oito torres e uma torre de menagem, onde se pode visitar o museu dedicado à história do castelo e da cidade de Guimarães

A entrada principal é feita por uma porta ogival, ladeada por duas torres.

A capela românica dedicada a São Miguel onde a princípio Dom Afonso Henriques tera sido batizado.

No século XV ainda manteve alguma relevância, mas foi perdendo a sua importância estratégica

Património da Humanidade

O Castelo de Guimarães é um monumento nacional desde 1881 e faz parte do conjunto histórico-cultural classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 2001

Por conseguinte é um símbolo da identidade nacional e um testemunho da origem e da evolução de Portugal como país independente. Sem dúvida torna-se um lugar de visita obrigatória para quem quer conhecer a história e a cultura portuguesas.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.