Pesquisar
Close this search box.

Castelo de Almourol

O Castelo de Almourol é um dos mais emblemáticos de Portugal, não só pela sua beleza e localização, mas também pela sua história e simbolismo.

O Castelo de Almourol situa-se numa pequena ilha no meio do rio Tejo, na freguesia de Praia do Ribatejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha. Para lá chegar, é preciso apanhar um barco que faz a travessia em poucos minutos. A viagem é muito agradável e permite apreciar a paisagem envolvente, que mistura o verde da vegetação com o azul do rio.

Origens do Castelo de Almourol

O castelo tem origens muito antigas, remontando a um possível castro pré-histórico e a uma ocupação romana. No século VIII, foi tomado pelos muçulmanos, que lhe deram o nome de Al-morolan (pedra alta).

Posteriormente no século XII, foi conquistado por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, que o entregou à Ordem dos Templários, responsável pela sua reconstrução e defesa.

Fazia parte da linha do Tejo, um conjunto de fortificações que protegiam o território das invasões islâmicas.

Tem uma planta quadrangular irregular, adaptada ao terreno rochoso da ilha. Rodeado por uma muralha com nove torres circulares e uma torre de menagem quadrada. A entrada faz-se por um portão ogival, ladeado por duas torres.

No interior, há um pátio onde se destaca uma cisterna e uma capela dedicada a Santa Maria de Almourol. O castelo conserva ainda alguns elementos decorativos, como as cruzes templárias e as inscrições em latim.

Templários

O castelo de Almourol é um monumento nacional desde 1910 e um dos exemplos mais representativos da arquitetura militar da época medieval. É também um lugar cheio de mistério e romantismo, que evoca os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários,inegavelmente uma das mais poderosas e enigmáticas da história.

Atualmente visitar o castelo de Almourol é uma experiência única e inesquecível, que recomendo a todos os que gostam de história, cultura e natureza.

É um lugar mágico, pois nos transporta para outra época e nos faz sonhar com lendas e aventuras.

Espero que tenham gostado deste post e que se sintam inspirados a conhecer este tesouro do nosso património.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.